O que está por trás do Pokémon?
Originalmente, a série foi criada como um jogo de videogame e, com a sua popularização, se espalhou para diversos outros formatos, como séries de TV, filmes e livros. A palavra pokémon é a contração de duas palavras em inglês: pocket, que significa bolso; e monster, que significa monstro.
Assim, baseado no conceito da metamorfose, o japonês idealizou um mundo no qual os jogadores batalhavam uns com os outros usando monstros que, com o passar do tempo e com os ganhos de experiência, evoluíam e ficavam mais poderosos. Foi a partir dessa ideia que nasceu Pokémon, em 1994.
Pokémon significa demônio de bolso, diz boato. A última polêmica envolvendo o jogo dá conta que o nome Pokémon significa demônio de bolso. Além disso, a história aponta que, no Japão, fãs do desenho foram vítimas de alucinações, suicídios, coma e até parada cardíaca.
Em japonês, 'Pika' é uma onomatopeia que simboliza eletricidade, enquanto 'chu' significa o barulho feito por ratos. Ou seja, o nome do Pikachu é, literalmente, rato elétrico.
Uma expressão usada para designar algo que sumiu ou foi roubado. O carro tava na rua e virou pokemon!