O que fazer após um tombo?
O mais importante após a queda é observar a criança. Examine-a com cuidado, veja se não tem nenhum sinal de fratura ou algum lugar na cabeça que está mais inchado. É normal que a criança chore após a queda, porém se apresentar alguns sintomas considerados “sinais de alarme”, deve ser avaliado por um médico.
Mas, se o acidente for uma batida, queda ou escorregão e a área ficar roxa, com hematoma, os cuidados são diferentes. O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.
A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso. A existência de um hematoma significativo de evacuação pode precisar de uma agulha ou incisão cirúrgica.
Essas pomadas também podem ser usadas para contusões, distensão muscular ou entorses que causam inflamação e dor muscular. Como usar: o Cataflan emulgel, Biofenac gel ou Voltaren emulgel podem ser aplicados de 3 a 4 vezes ao dia na área dolorida.
Atenção aos sintomas de batidas fortes
- dor de cabeça;
- náuseas;
- vômitos;
- visão borrada;
- sonolência;
- desorientação;
- desmaio;
- convulsão;