O que fazer no dia anterior a meia maratona?
A semana regenerativa – que não necessariamente precisa ter sete dias, varia de acordo com as características da corrida e do nível do condicionamento físico do atleta. Sendo assim, esse descanso ativo pode durar de um a até dez dias antes da prova, como explica o treinador Miguel Sarkis.
Na noite anterior A refeição deve ser bem equilibrada, moderada e feita cerca de 12 horas antes da prova. O objetivo é encher os tanques de glicogênio do corpo. Assim, é fundamental comer carboidratos (massa ou arroz), mas também carne ou peixe (proteína) e se hidratar. Recomenda-se beber água antes ou após o jantar.
Nos dias que antecedem a maratona, evite mudar a sua alimentação. Mantenha a dieta que você já conhece e está confortável para evitar possíveis problemas intestinais. No dia anterior, aposte em um jantar que contenha carboidratos, como macarrão, batata, mandioca, entre outros.
O tempo que você leva para percorrer qualquer distância depende do ritmo e da velocidade que você impõe em seu treino. Por exemplo, se você corre a uma velocidade média de 10 km/h, então você terminará uma meia maratona de 21 km em pouco mais de duas horas e seis minutos.