O que fazer quando clonam o cartão de débito?
Sim, é possível reaver o dinheiro das compras realizadas com o cartão clonado. De acordo Código de Defesa do Consumidor, você tem direito à contestação e estorno do valor, desde que fique comprovado que a compra realmente foi uma fraude. Sendo confirmado, basta aguardar o processo de contestação.
Não há necessidade de se preocupar com a clonagem do cartão. Como as transações por aproximação acontecem via aproximação, não há a troca de informações (como o CVV e dados pessoais) entre cartão e maquininha. Dessa forma, é improvável a clonagem de cartão via aproximação.
Uma das formas mais comuns de ter o seu cartão clonado é quando você clica em links suspeitos que “direcionam” para a página de uma loja. Dessa maneira, quando a compra é finalizada e são informados os dados ao pagar com débito ou crédito, inconscientemente está liberando tais dados para os criminosos.
O primeiro passo a ser dado, para tentar descobrir quem usou o seu cartão de débito, é entrar em contato com a administradora do cartão. Fazendo isso, espera-se que você fique sabendo sobre onde foi realizada a compra e qual o valor gasto.