O que ficou acordado no Tratado de Madri?
O Tratado de Madri foi um acordo que Portugal e Espanha assinaram em 1750 para resolver as disputas territoriais entre as duas nações na América. Esse acordo permitiu que o território sob o controle de Portugal se expandisse consideravelmente e consolidou boa parte das atuais fronteiras do Brasil.
A consequência do Tratado de Madri foi o surgimento das expansões territoriais pelo interior do Brasil. O fim da União Ibérica provocou crise na economia açucareira, principalmente no Nordeste.
Graças ao Tratado de Madri (1750) foram os desbravamentos dos sertanistas recompensados pelo reconhecimento, por parte da Espanha, dos direitos dos brasileiros sobre os territórios povoados por eles e portugueses além do meridiano de Tordesilhas.
Por isso, outro acordo teve que ser assinado entre os dois reinos. Em 1750, as duas nações estabelecem o Tratado de Madrid, onde Portugal cede a Colônia do Sacramento para a Espanha. Por sua vez, este país entrega o território que corresponde hoje ao estado do Rio Grande do Sul.
Considerando-se essa informação, é CORRETO afirmar que o Tratado de Madrid: a) substituiu o Tratado de Tordesilhas e conferiu às possessões lusas e espanholas na. América uma feição mais próxima do que tinha sido a efetiva ocupação de terras pelas duas. Coroas.