O que é homem boêmio?
Boêmio é um adjetivo que caracteriza o comportamento de um indivíduo que vive despreocupadamente, que gosta de sair pelas ruas a procura de festas. No entanto, originalmente, o termo boêmio é utilizado para nomear a pessoa que é natural ou habitante da Boêmia, região localizada ao ocidente da República Tcheca.
Boêmia, boemia ou boémia é a prática de um estilo de vida não convencional, alegre, simples e despreocupado, muitas vezes na companhia de pessoas afins, com poucos laços permanentes, envolvendo atividades musicais, artísticas ou literárias. Neste contexto, boêmios podem ser errantes, aventureiros, ou vagabundos.
As palavras boemia ou boêmia estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar estas palavras sempre que quisermos referir o modo de vida de um boêmio, ou seja, uma vida airada, desregrada, sem preocupações, sendo sinônimo de vadiagem, vadiice, ociosidade, vagabundagem.
PILSEN – A palavra boêmio define tanto a pessoa festeira quanto os povos de uma região específica na Europa central, que assim costumavam ser chamados em referência ao estilo de vida dos ciganos que habitavam a área no século 15.
No sentido cultural, a origem do termo boêmio está relacionada ao povo nômade, os ciganos, que viviam em Bohemia, no século XV. Pois, quando os ciganos chegavam à França, vindos de Bohemia, atual República Checa, eram chamados pelos franceses de bohémien (boêmios).