O que Jesus quis dizer em Mateus 18?
“Precisamos reconhecer os nossos sentimentos de raiva. É preciso humildade para fazer isso, mas se nos ajoelharmos e pedirmos ao Pai Celestial que nos conceda a disposição de perdoar, Ele nos ajudará.
Em Mateus 18:18, Jesus disse que tudo que a Igreja “ligasse” ou “desligasse” na Terra, o mesmo se daria no Céu. Essa autoridade de que trata o texto tem recebido várias interpretações: (1) seria uma autoridade de estabelecer doutrinas; (2) de perdoar pecados; ou (3) aplicar disciplina eclesiástica.
O versículo que diz: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali eu estou no meio deles” significa que o Senhor outorgou autoridade aos crentes para resolver demandas em seu nome. Em outras palavras, nesse versículo o próprio Cristo autoriza que a disciplina seja exercida a um membro faltoso da igreja.
O Reino dos Céus pertence aos pequenos (Lc 9,46-50) Os discípulos de Jesus estavam discutindo pelo caminho quem era o maior entre eles. A pretensão do coração humano levado pelo orgulho, pela soberba, pelos sentimentos de grandeza é prevalecer-se sobre os outros.
' Jesus lhe disse: 'Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete'” (Mateus 18,21–22). As pessoas dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surja, porque muita gente não sabe, ao certo, o que é perdão. Neste ensinamento de Jesus, aprendemos que devemos perdoar “setenta vezes sete”.