O que Montesquieu fez no iluminismo?
Montesquieu foi um dos mais importantes filósofos e pensadores do iluminismo francês, ao lado de Voltaire e Rousseau. Considerado um dos criadores da “Filosofia da História”, sendo sua maior contribuição teórica, a separação dos poderes estatais, sistematizados em três tipos: executivo, legislativo e judiciário.
Quem foi Montesquieu Tendo vivido por 66 anos, Montesquieu nasceu no ano de 1689 e morreu em 1755. Foi um grande escritor e filósofo francês. Destacando-se por sua idealização da teoria da separação dos poderes.
Foi considerado um dos principais filósofos do Iluminismo e um precursor do Romantismo. Suas ideias influenciaram a Revolução Francesa. Em sua obra mais importante "O Contrato Social" desenvolveu sua concepção de que a soberania reside no povo.
Para implementar sua teoria, trazendo-a para prática política, Montesquieu propôs a divisão do governo em três poderes: Legislativo, responsável pela aprovação e alteração das leis; Executivo, responsável pelo cumprimento das leis; Judiciário, responsável pela interpretação das leis criadas pelo Estado.