O que é o backbone da rede?
O backbone pode ser visto como um intermediário na transmissão de mensagens e dados entre redes locais. Servidores distantes que precisam trocar dados os enviam, primeiramente, ao backbone encarregado no local. Ao ligar operadoras a servidores externos, estas estruturas transmitem dados com velocidades altíssimas.
Os backbones são os responsáveis pela transmissão dos dados do seu dispositivo para um servidor em outro local. Veja como funciona: Todo dispositivo que se conecta à internet possui um endereço de IP que serve como um número de identificação. Esse número é copiado pelo modem ou roteador que está instalado na sua casa.
Backbone, em inglês, significa “espinha dorsal”. Sua tradução torna o conceito bem claro. Portanto, ele é a espinha dorsal que interliga uma série de servidores que estão distantes, tal como o referido órgão do corpo, conectando diversas partes que não estão próximas.
O backbone é visto de duas maneiras nas redes: Backbone de edifício. Backbone de Campus.
A tabela a seguir apresenta os principais Backbones de Internet ou sistemas autônomos (AS) existentes no Brasil. Embratel, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Oi, KDD Nethal, Comsat Brasil, Level 3 (Impsat/Global Crossing), AT&T, NTT, UOL Diveo, CTBC, Mundivox do Brasil, Telefonica e TIM Intelig.