O que é Paronímia e exemplos?
Um dos recursos estilístico utilizado para dificultar o falante na recitação da frase é a paronomásia, por exemplo: "Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio". Nesse caso, além da aproximação de palavras semelhantes, temos também a repetição da consoante "f" e da vogal "o".
A paronímia é um tópico da semântica que analisa quando duas palavras têm estrutura parecida, mas significados diferentes, isto é, são escritas e/ou faladas de maneira muito semelhante, mas não têm relação próxima de significado.
Parônimos: exemplos de palavras parônimas
- Parônimos ou palavras parônimas são palavras que são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas que apresentam significados diferentes.
- Absorver/absolver.
- Aferir/auferir.
- Cavaleiro/cavalheiro.
- Cumprimento/comprimento.
- Delatar/dilatar.
- Dirigente/diligente.
HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.
A paronomásia usa as palavras parônimas no mesmo enunciado para criar um jogo de sons no discurso, o que acaba intensificando os significados diferentes dessas palavras. Por isso, a paronomásia é considerada uma figura de som (ou figura sonora).