O que quer dizer uma andorinha só não faz verão?
A primeira menção conhecida ao ditado está no livro Ética a Nicômano, de Aristóteles (384-322 a.C.). Na obra, o filósofo grego escreve que "uma andorinha só não faz primavera", no sentido de que um indivíduo não deve ser julgado por um ato isolado.
Foi o grego Aristóteles (384-322 a.C.) quem escreveu pela primeira vez, em seu livro “Ética a Nicômaco”, que “uma andorinha só não faz primavera” – versão original da expressão idiomática, aqui conhecida na versão adaptada para a estação seguinte, o verão.
Como diz o velho ditado popular, uma andorinha só não faz verão. Sabias palavras que usamos para agradecer todo o seu empenho, dedicação e colaboração durante este ano que passou.
Já imaginou? É justamente isso que algumas aves fazem: uma longa viagem fugindo do frio! As andorinhas-azuis, por exemplo, migram todos os anos de uma região para outra. Elas se reproduzem nos Estados Unidos e no Canadá e, quando o verão termina por lá, voam para o hemisfério sul, em busca de abrigo e calor.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Ó SENHOR Todo-Poderoso, meu Rei e meu Deus, perto dos teus altares os pardais constroem o seu ninho, e as andorinhas fazem a sua casa, onde cuidam dos seus filhotes.