O que é R1 em cirurgia?
Uma vez ingresso, o médico-residente passará a ser chamado de R1, pelo fato de ser residente do primeiro ano. Nesta fase, os profissionais aprimoram conhecimentos em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria, por exemplo. A partir daí, vão se encaminhando para subespecialidades, conforme o avançar dos anos.
Conforme o médico for cursando novas especializações, ele será “promovido” em sua titulação. Dessa forma, um residente que está cursando seu primeiro ano de residência médica é chamado de R1, posteriormente, um residente de segundo ano, se chama R2, e um que está no terceiro ano, é chamado de R3.
Conforme o site Vagas, no cargo de Cirurgião Geral se inicia ganhando R$ 6.974,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 11.001,00.
Os anos de residência são abreviados com a letra R. Dessa forma, R2 é a nomenclatura para o segundo ano. Os programas de cada especialidade de acesso direto variam de dois a três anos, mas chegam até cinco em algumas exceções.
Também conhecida como especialidade de acesso direito, a R1 é a residência médica que não possui nenhum tipo de pré-requisito para a realização de um concurso e representa o primeiro ano de formação de um médico atuando como residente. Sendo assim, é o primeiro contato com a rotina de um hospital.