O que significa 3e 6?
As famílias n–6 e n–3 abrangem ácidos graxos que apresentam insaturações separadas apenas por um carbono metilênico, com a primeira insaturação no sexto e terceiro carbono, respectivamente, enumerado a partir do grupo metil terminal (Figura 1).
Ômega 3 e ômega 6 são dois tipos de gorduras poli-insaturadas conhecidas como "gorduras boas" e são essenciais para a saúde. Tanto o ômega 3 quanto ômega 6 devem ser obtidos por meio da alimentação, já que o corpo não consegue produzir essas gorduras sozinho.
O número 6 indica ação preferencial classe B (PNB), o 7 significa classe C (PNC) e o 8 classe D (PND). Não há uma diferença específica entre as classes, cada empresa as trata de maneira distinta.
Ômega–3 e ômega–6 são ácidos graxos (AG) poli-insaturados considerados essenciais, pois não são produzidos pelo nosso organismo, devendo ser adquiridos através da alimentação. Eles possuem funções orgânicas importantes e são estruturas fundamentais para as membranas fosfolipídicas.
Os ômegas 3 e 6 são um conjunto de ácidos graxos essenciais. A diferença funcional entre eles é a seguinte: enquanto o ômega 3 é anti-inflamatório (ou seja, previne e combate inflamações), o ômega 6 é pró-inflamatório, favorecendo essa reação.