O que significa a cor verde da bandeira da Itália?
Verde: representa as planícies e colinas do país; Branco: representa as geleiras dos Alpes, no norte da Itália; Vermelho: representa o sangue dos heróis que foi derramado durante as guerras da independência da Itália.
A origem da bandeira italiana é um estandarte, nestas três cores, que Napoleão entregou a um corpo de voluntários da região Lombarda em novembro de 1796. Estes voluntários ganharam este estandarte após a incorporação ao exército francês. A proporção da bandeira italiana é de 2:3.
O emblema compreende uma estrela branca de cinco pontas ladeada por dois ramos, com uma bela borda vermelha, sobreposta em cima de uma engrenagem, entre um ramo de oliveira do lado esquerdo e um ramo de carvalho do lado direito.
Desta forma, a primeira bandeira adotada pelo Reino da Itália, quando da unificação em 1861, foi a bandeira do Reino da Sardenha e Piemonte. Essa primeira bandeira já era tricolor, com listras verticais, porém possuía um escudo no centro.
Não existe acordo sobre o significado das cores da bandeira da Itália, mas três versões são as mais aceitas. Uma das explicações identifica o verde à natureza; o branco, à neve dos Alpes; e o vermelho ao sangue derramado durante as guerras de unificação e independência italianas.