O que significa ambiente marítimo?
– Quanto à profundidade, o ambiente marinho de divide em: zona litorânea, zona nerítica, zona abatial e zona abissal. Zona litorânea → limite existente entre o nível das marés (alta e baixa).
Ecossistema marinho é um termo utilizado para caracterizar ecossistemas aquáticos de água salgada, como mares e oceanos. Um ecossistema é constituído por um conjunto de fatores abióticos e bióticos, presentes em um determinado local, que estão em interação por meio do fluxo de energia e da ciclagem de materiais.
Os ecossistemas marinhos incluem: a planície abissal (áreas como corais do mar profundo, quedas de baleias e piscinas de salmoura), regiões polares como a Antártica e o Ártico, recifes de coral, o mar profundo (como a comunidade encontrada na coluna de água abissal), fontes hidrotermais, florestas de algas, manguezais, …
Os ecossistemas marinhos são regiões que sofrem a influência da água do mar, e por serem maiores e mais antigos do que os ecossistemas terrestres, eles possuem quase que o dobro de filos animais, sendo um local com uma biodiversidade riquíssima.