O que significa sonhar e lembrar do sonho?
Os sonhos ocorrem principalmente durante o sono REM, mas são esquecidos quase imediatamente. Somente quando acordamos durante ou logo após o sono REM é que a memória de um sonho ainda se mantém. Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos.
Calma, é normal não lembrar de todos eles. O fato de que só de vez em quando sabemos o que sonhamos se deve a um esquecimento natural. Mas podemos lembrar dos sonhos quando somos despertados durante o sonho em si ou dentro dos primeiros 10 ou 15 minutos após seu término.
A resposta curta é sim, é real. Seguindo a definição mais ampla do sonho lúcido – ou seja, percebendo que você está sonhando dentro do próprio sonho – acho que muitas pessoas tiveram essa experiência.
Corresponde a afirmar que a vida do Espírito fora do corpo permite-lhe também sonhar. O senhor do sonho não é a alma, enquanto entidade humana, restrita aos limites do corpo enquanto este vive, mas a individualidade, o Espírito, cuja destinação exclusiva é o ascender espiritual.
Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).