O que são exercícios de mobilização?
As técnicas de mobilização articular se concentram na obtenção de uma amplitude normal do movimento das articulações sem dor. Quase todas as restrições de movimento podem ser recuperadas por uma técnica articular específica realizada por um fisioterapeuta musculoesquelético experiente.
A mobilização passiva é uma técnica de terapia manual passiva, realizada pelo fisioterapeuta, que exige habilidade, podendo ser aplicada às articulações e aos tecidos moles relacionados com velocidades e ADM variadas, com movimentos fisiológicos ou acessórios terapêuticos.
Técnica altamente especializada de alongamento utilizado por fisioterapeutas, que promove sua liberação e melhora da função musculoesquelética, reduzindo desconfortos musculares, dores e mobilidade prejudicada.
A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.
A fisioterapia, através dos seus protocolos sistematizados de mobilização, contribui para melhora da qualidade de vida, função física, força muscular periférica e respiratória, bem como, para redução do tempo de estadia na UTI e hospital.