O que são palavras homófonas?
Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual. Exemplos: Apressar (tornar mais rápido) e apreçar (definir o preço); Arrochar (apertar com força) e arroxar (tornar roxo);
As palavras homógrafas são aquelas que têm igual grafia (alguns consideram que os acentos não têm valor, por exemplo: avó e avo são palavras homógrafas), mas a pronúncia e o significado diferentes. Exemplo: dúvida vs duvida.
Homófonas (homo: mesmo; fono: som) – pronúncias iguais, grafias diferentes. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) – escritas iguais, sons diferentes.
Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».
Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.