O que são palavras homófonas e homógrafas?
Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual. Exemplos: Apressar (tornar mais rápido) e apreçar (definir o preço); Arrochar (apertar com força) e arroxar (tornar roxo);
Palavras homógrafas
- acerto (correção) e acerto (verbo acertar);
- acordo (combinação) e acordo (verbo acordar);
- apoio (suporte) e apoio (verbo apoiar);
- boto (golfinho) e boto (verbo botar);
- choro (pranto) e choro (verbo chorar);
- colher (talher) e colher (apanhar);
- começo (princípio) e começo (verbo começar);
Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.
Palavras homófonas são palavras pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, apresentando significados diferentes. Assim, apresentam grafia e significação diferentes, mas possuem a mesma fonética. As palavras homófonas são também chamadas de palavras homônimas homófonas ou de homófonos.
Palavras homógrafas, também chamadas de homógrafos, são palavras que apresentam a mesma grafia, ou seja, são escritas de forma igual, mas que apresentam significados e pronúncias diferentes.