O que tem dentro das minhas bolas?
Os testículos produzem hormônios e também as células reprodutivas denominadas de espermatozoides. Estima-se que em cada testículo sejam encontrados 400 túbulos seminíferos, que produzem de 50 a 150 milhões de espermatozoides por dia.
A anatomia dos testículos Nos testículos, encontram-se distribuídas as células germinativas dentro dos túbulos seminíferos, que produzem espermatozoides, e as células de Leydig, que são a fonte principal de produção de testosterona do corpo.
São os testículos que, abrigados no saco escrotal, tornam os homens férteis e fabricam um hormônio-chave para o apetite sexual. “Só eles produzem os espermatozoides, e ainda são responsáveis por 95% da testosterona do organismo”, explica o médico Alexandre Pompeo, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O principal sintoma de nódulo no testículo é a sensação de ter um carocinho ou calombo dentro da bolsa escrotal. Além disso, o paciente pode ter um inchaço na bolsa escrotal ou não e apresentar dor ou incômodo no local também. Febres, calafrios, náuseas e vômitos também podem acompanhar os nódulos no testículo.
Sim. A retirada de um testículo não impede a ereção, nem causa impotência. Mesmo que o homem tenha perdido os dois testículos, ele ainda pode ter ereções normalmente. Portanto, um homem que perdeu um testículo e não consegue ter ereções está sofrendo de impotência sexual, que deve ser devidamente investigada.