O que um gerente não pode fazer com funcionário?
13 atitudes que fazem os chefes perderem seus funcionários
- 1 Não agir conforme o próprio discurso.
- 2 Não saber dialogar.
- 3 Ignorar o potencial de crescimento da equipe.
- 4 Prometer e não cumprir.
- 5 Viver no passado (tecnológico)
- 6 Ser "imprevisível"
- 7 Fazer cortes na equipe para alcançar resultados, sem uma estratégia.
O empregador estabelece salários, tarefas, horário, encargos e como os serviços devem ser desempenhados, podendo controlar, fiscalizar e punir os empregados que infringirem alguma de suas determinações, no entanto, suas determinações não podem contrariar a lei.
Capacidade de tomar decisões Para liderar, é preciso tomar decisões inteligentes com agilidade, segurança e firmeza. Um gerente eficiente não se incomoda com a pressão de ter que fazer escolhas. Ao contrário, sabe lidar com as cobranças com responsabilidade, mantendo a produtividade e a coesão da equipe.
Chamar a atenção de empregados em público, causando a eles constrangimento, pode ser caracterizado na Justiça como assédio moral. Assim como usar apelidos ofensivos, como "macaco", "pinguço", "vaca", entre outros termos depreciativos que beiram o insulto.
Código Penal – Artigo 203 Coagir moralmente o empregado no ambiente de trabalho, através de atos ou expressões que tenham por objetivo atingir a dignidade ou criar condições de trabalho humilhantes ou degradantes, abusando da autoridade conferida pela posição hierárquica.