O que é um paciente grave?
O nível 1, por exemplo, refere-se aos casos mais graves, com alto risco de morte e que necessitam de socorro imediato. Já o nível 2 é usado para casos com risco menor de morte, mas que ainda requerem atendimento em poucos minutos. E assim por diante.
A Unidade de Terapia Intensiva é o setor hospitalar onde ficam internados os pacientes com alto índice de gravidade e que necessitam de vigilância intensiva e monitoração das funções vitais por 24 horas ao dia.
Pacientes graves, com instabilidade dos sinais vitais, costumam apresentar insuficiência renal aguda, ou seja, uma ausência de funcionamento dos rins (leia: ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA).
Paciente Grave – paciente que apresenta instabilidade de um ou mais sistemas orgânicos, com risco de morte. Paciente de Risco – paciente que possui alguma condição potencialmente determinante de instabilidade.
Atendimento Inicial ao Paciente Crítico: Caso Clínico
- A primeira delas é agilidade e calma, pois todo bom profissional da emergência precisa ser capaz de tomar decisões rápidas e agir prontamente sem perder a calma.
- A segunda é a boa comunicação com o paciente.
- A terceira é o trabalho em equipe.