O que é uma cirurgia UIPO?
O tipo mais prevalente de câncer de pâncreas é o adenocarcinoma ductal , que se origina no tecido glandular e é o tipo mais agressivo da doença.
Duodenopancreatectomia (cirurgia de Whipple) Nela, é removido o duodeno (cabeça do pâncreas), a parte final da via biliar e a vesícula biliar. Sua duração é de quatro a seis horas e é considerada uma das maiores cirurgias do aparelho digestivo .
Na maioria dos casos, o operado recebe alta em poucos dias. Caso se mantenha saudável, pode retomar as atividades diárias em, no máximo, 30 dias. Contudo, a prática de exercícios físicos deve ser evitada por 60 dias.
Duodenopancreatectomia (Cirurgia de Whipple). Esta é a cirurgia mais frequente para remover o câncer da cabeça do pâncreas. Nesse procedimento é retirada a cabeça do pâncreas e, às vezes o corpo. Também são removidos intestino delgado, parte do ducto biliar, linfonodos próximos ao pâncreas e às vezes parte do estômago.
“De forma geral a chance de cura do paciente com câncer de pâncreas é de 10%, sendo considerado cura estar vivo em cinco anos. Esse índice aumenta e chega a quase 40% quando o diagnóstico é precoce e cai para virtualmente 0% com metástase ao diagnóstico”.