O que é uma diérese cruenta?
O resultado da síntese será mais fisiológico quanto mais anatômica for a dierese (separação). Pode ser classificada em: I) Cruenta : Coaptação, aproximação, união dos tecidos realizada por meio de sutura permanente ou removível. São utilizados instrumentos apropriados : agulhas de sutura, fios de sutura etc…
Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.
De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos, de acordo com a etapa do procedimento a ser realizada pelo cirurgião: Diérese– significa dividir, cortar ou separar.
Quatro etapas da cirurgia
- – Diérese: Dividir, cortar, separar.
- – Hemostasia: prevenir, deter, impedir.
- – Exérese:
- – Síntese:
5 de dez. de 2018
A redução é cruenta quando há acesso direto ao foco de fratura; e incruenta se não houver exposição cirúrgica deste. Assim a redução cruenta de uma fratura alvéolo-dentária é aquela em que há exposição do foco de fratura, seguida de seu reposicionamento anatômico e funcional (redução).