O que é vida boa para Sócrates?
A vida moral Então, quando dizemos que alguém está vivendo bem ou que viveu uma vida boa, podemos simplesmente dizer que ele é uma pessoa boa, alguém corajoso, honesto, confiável, gentil, altruísta, generoso, prestativo, leal, com princípios, e assim por diante.
Refere-se a uma vida sem preocupação, apenas com tranqüilidade, na qual o indivíduo tem tudo que deseja sem ter que se esforçar por nada.
Aristóteles pensou que uma vida boa é uma despendida na contemplação, exercendo a razão e adquirindo conhecimento; Platão, que a vida boa é uma vida harmoniosa alcançada por meio da ordem e do equilíbrio.
Nietzsche referia-se ao homem psicologicamente forte. Ele clamava que o ser humano deveria enfrentar a vida de frente, sem muletas metafísicas, como a religião. Para ele, o homem que não pratica o mal com medo do fogo do inferno, vale zero. Devemos encarar a vida como ela é.
Embora essas expressões sejam constantemente confundidas — sendo inadvertidamente tomadas como sinônimas — é relevante conhecer o significado de cada uma delas. BOA VIDA — SEM hífen — significa ter uma “vida tranquila”, uma “vida boa”.