O que é virtude e fortuna para Maquiavel?
A Fortuna diz respeito às circunstâncias, ao tempo presente e às necessidades do mesmo: a sorte individual. É, para o filósofo, a ordem das coisas em todas as dimensões da realidade que influenciam a política.
Virtù, segundo Maquiavel, corresponde aos valores e princípios que todo governante deve ter para se manter no poder. A Fortuna diz respeito à sorte e ao destino que o governante pode se deparar durante seu poderio.
Maquiavel retoma essa oposição de maneira nova, para ele a virtú era a capacidade que o líder, o príncipe deveria possuir para ter ter um bom governo essas duas coisas, a virtú, palavra que deu origem a palavra virtude, o príncipe deveria se esforçar para ser um bom líder, para manter tudo sob controle, e fortuna que …
A) A fortuna é entendida para Maquiavel como ocasião, “sorte”. Para o pensamento antigo clássico a fortuna é uma deusa mulher. Como se trata de uma deusa e mulher, para atrair suas graças era necessário mostrar-se “vil”, um homem de ver- dadeira virilidade, inquestionável coragem.
Os conceitos de Virtù (coragem, valor, capacidade, eficácia política) e de "Fortuna" (sorte, acaso, influência das circunstâncias) têm grande importância para a concepção maquiaveliana da história.