Onde foi encontrado o Homem da Lagoa Santa?

Onde foi encontrado o Homem da Lagoa Santa?

Quando foi encontrado o Homem de Lagoa Santa?

Homem de Lagoa Santa, também conhecido como Apiúna o nome dado ao crânio descoberto em 1840 por Peter Wilhelm Lund (Peter Lund) na gruta do Sumidouro, na cidade de Lagoa Santa (Minas Gerais). Estima-se que viveu pelo menos há 11 mil anos.

O que foi descoberto em 1990 em Lagoa Santa?

O famoso conjunto está entre os esqueletos humanos mais antigos até hoje descobertos no continente americano. Atualmente, a mais antiga e famosa descoberta fóssil da América do Sul é conhecida como Luzia, também localizada em Lagoa Santa, na década de 1970.

Onde viviam os povos da Lagoa Santa?

O DNA extraído de seus ossos está relacionado ao DNA dos esqueletos do povo de Lagoa Santa, um grupo de humanos antigos que habitou o Brasil central – mais especificamente as grutas no entorno de Lagoa Santa (MG) – entre 10 mil e 9 mil anos atrás.

Que descobertas foram feitas em Lagoa Santa Minas Gerais?

Entre os achados de maior destaque do dinamarquês estão diversas espécies da Antiga Fauna da Região (Megafauna), como o Tigre Dentes de Sabre e a Preguiça Gigante; e ossadas humanas do “Homem de Lagoa Santa”.

Quem descobriu o Homem de Lagoa Santa?

Peter Lund
Em 1840, o dinamarquês Peter Lund encontrou os primeiros achados do Homem de Lagoa Santa. Um total de 30 esqueletos, provavelmente da família dele, já foram localizados.