Onde é o tumor do pele?
Quais os sintomas do câncer de pele? Os sintomas mais comuns são: pintas que aumentam de tamanho, coçam ou sangram e pintas que mudam de cor ou têm formato irregular. Além disso, existem alguns tumores que podem ter aspecto de lesões tipo verrugas, nódulos sobrelevados e avermelhados e manchas mais ásperas.
É uma lesão elevada, arredondada, cor de pele ou rosada brilhante, indolor, de crescimento lento que invade o tecido, mas raramente produz metástases. A maioria dos carcinomas basocelulares das células basais surgem de outros tumores. Mais comum em lugares expostos ao sol como cara e membros.
Causas do Tumor Tais alterações podem ser causadas por diversos fatores: genéticos, dieta, estresse, trauma, obesidade, exposição excessiva ao sol, exposição a toxinas ambientais, como poluição, radiação, fumo ou ingestão abusiva de bebidas alcoólicas.
Você saberia identificar sinais de perigo na sua pele?
- A – Assimetria. Assimétrico: maligno.
- B – Borda. Borda irregular: maligno.
- C – Cor. Dois tons ou mais: maligno.
- D – Dimensão. Superior a 6 mm: provavelmente maligno.
- E – Evolução. Cresce e muda de cor: provavelmente maligno.
- Veja também: Vem chegando o verão
16 de dez. de 2020
O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado de suas células. Os tipos mais comuns da patologia são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. O mais raro é o melanoma, que também é o mais agressivo e letal. A principal causa da enfermidade é a exposição excessiva ao sol.