Onde ocorre o fenômeno da pororoca?
No Brasil esse fenômeno ocorre na foz do rio Amazonas, litoral do Estado do Pará, extremo norte do país, e no rio Mearim, Estado do Maranhão, o encontro das águas promove um verdadeiro espetáculo, provoca também um rasto de destruição nas margens dos rios, retirando muitas árvores, algumas dela de grande porte.
Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio.
Estas marés acontecem pela ação da atração combinada entre sol, lua e terra, que provoca um desnível entre a preamar e a baixa-mar. A Pororoca é considerada uma das ondas surfáveis mais longas do mundo. Este poço de maré está localizado na enorme Amazônia e só pode ser surfado duas vezes por ano.
É na região da foz do Amazonas que acontece o fenômeno conhecido como pororoca. A pororoca tem origem natural e é decorrente do encontro das águas dos rios com as águas dos oceanos, sendo caracterizado por ondas que podem chegar a seis metros de altura, atingindo velocidades de 30 km/h.
Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro.