Onde surgiu o Karatê Machida?
O Karatê Machida é uma variação de Karatê desenvolvida e praticada pelos Nipo-Brasileiros da família Machida. É derivado do Shotokan, uma forma bem tradicional de Karatê que existe há muitas gerações no Japão.
A história do karatê começa quando o monge indiano Bodhidarma caminha da Índia para China querendo fundar um mosteiro budista. Além dos conceitos de contemplação do budismo, Bodhidarma levou uma técnica de luta sem armas, com objetivo de manutenção da saúde e autodefesa, dando início as artes marciais.
Yoshizo Machida
Foi criada pelo japonês Yoshizo Machida, faixa preta quarto dan de Aikido e faixa preta oitavo dan de Shotokan. Sensei Machida veio morar no Brasil em 1968 e aqui teve quatro filhos, dentre eles o ex-campeão do UFC na categoria meio-pesado, Lyoto Machida (recordista de melhor cartel no MMA profissional 16-0).
Iniciou seus treinamentos em Karatê Shotokan em 1961, tendo treinado com os mestres Togushi, Nakayama, Nishiyama, Masahiko Tanaka e Takahashi Yoshimasa, anos depois conquistando a graduação máxima em Shotokan. Em 1965, aos 19 anos, Machida foi Campeão de Kumite no Torneio da Ilha de Okinawa.