Onde tem febre amarela no Brasil?
A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores.
O Brasil vive o maior surto de febre amarela observado em muitos anos, afetando principalmente os estados da região Sudeste – especialmente Minas Gerais e Espírito Santo, que apresentam os maiores números de casos confirmados.
O surto de febre amarela em 2016-2017 no Brasil iniciou-se em dezembro de 2016 no estado de Minas Gerais e confirmaram-se mortes de pessoas ligadas ao vírus em municípios de nove estados, principalmente dos quatro estados da Região Sudeste.
Não há obrigatoriedade de comprovação vacinal ou profilaxia para entrada no Brasil, no entanto, o Ministério da Saúde recomenda que os turistas internacionais atualizem a sua situação vacinal previamente à chegada ao país, conforme as orientações do calendário de vacinação do país de origem ou residência.
O maior surto de febre amarela no Brasil nas últimas décadas, com mais de 2 mil casos confirmados e 676 mortes entre dezembro de 2016 e março de 2018, se originou em primatas não humanos em áreas de floresta e depois foi transmitido às pessoas, segundo um estudo publicado na última quinta-feira (23) na revista …