É perigoso morar perto de torre?
De acordo com José Roberto Soares, engenheiro elétrico e consultor do Mackenzie Soluções, a radiação eletromagnética emitida pelas antenas de celulares é do tipo de onda não ionizante. Com isso, ela não pode causar nenhum tipo de tumor nas pessoas que vivem próximas aos locais de instalação.
Estudos sobre torres de antenas de celulares De acordo com os estudos, a abrangência da radiação emitida pelas torres é de, no mínimo, 50 metros a partir do ponto de edificação. Isso significa que, se a distância da residência à torre for menor que esse valor, a população que vive naquele local está exposta à radiação.
É sabido que estar em torno de antenas de telefonia e estações de rádio-base representa até mesmo riscos para a saúde. A radiação eletromagnética é perigosa. Com a crescida dos casos de doenças relacionadas a essa proximidade, incluindo inclusive cânceres, muita gente opta por sair de perto desses equipamentos.
Os principais impactos causados ao meio ambiente, pela instalação de antenas e torres são o impacto visual e a radiação eletromagnética ou radiação não-ionizante (RNI) emitida pelas antenas.
Identificado o local da chamada, as buscas se concentraram no raio de alcance do sinal de telefonia celular da torre, que varia entre 2 a 3 km.