Pode se dar o dízimo para uma pessoa necessitada?
Ressalte que não devemos pagar o dízimo só visando às bênçãos. Devemos fazê-lo com a atitude correta—com boa vontade, alegria e fé. Explique aos alunos que, no passado, o dízimo era pago “em espécie”. Em outras palavras, os membros da Igreja davam um décimo de seus ganhos em coisas como grãos ou gado.
Quem é rico, paga dízimo; quem é pobre, além de não pagar, recebe.
A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).
Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele que nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos. Ao contribuir com o dízimo descobrimos a alegria de servir.
O dízimo aparece Novo Testamento Enquanto no Antigo Testamento expressa o compromisso do dízimo para com Israel. No Novo Testamento, há temos poucas passagens que falam sobre a ordenança do dízimo a igreja: Mateus 23:23 e Lucas 11:42. Lucas 18:11-12.