Por que a pelota basca foi proibida no Brasil?
A Pelota Basca surgiu na Idade Média e foi difundida na França, no século XVIII. No Brasil, o esporte ganhou muitos praticantes no século XIX, porém não possui uma federação ou confederação, e suas únicas quadras oficiais estão localizadas no Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.
O objetivo é simples: bater a bola contra a parede e evitar que o rival a rebata antes do segundo quique no solo, assim como no squash e no raquetebol, o próximo esporte da nossa lista.
A pelota basca surgiu na Idade Média, no Velho Continente, e foi difundida na França, no século XVIII. Mais tarde, a modalidade ganhou muitos adeptos na Espanha, ganhando bastante popularidade.
Nélson Saraiva
Este desporto com origem no País Basco, está a aparecer na recém-criada União Desportiva de Ourém (UDO) pela mão de Nélson Saraiva, emigrante natural deste concelho e residente no sudoeste de França.
Os jogadores ou duplas têm de atirar a pelota contra um frontão, duas paredes que formam um ângulo de noventa graus, acima de uma linha que varia entre noventa centímetros e um metro de altura. Ao voltar, a pelota só pode tocar no solo uma vez. A contagem vai até 12 pontos.