Por que a praias fica impróprias para banho?
Confira as praias impróprias para banho: Em São Sebastião, de 30 pontos analisados, estão impróprias seis praias: Prainha, São Francisco, Pontal da Cruz e Porto Grande. Entre os 35 pontos analisados em Ubatuba, está com a bandeira vermelha a praia Picinguaba e a praia do Perequê Mirim.
As bandeiras indicam se a água do mar está própria (bandeira verde) ou imprópria (bandeira vermelha) para o banho. A indicação da bandeira verde reúne três categorias distintas: excelente, muito boa e satisfatória.
Possui cerca de 2 km de orla, uma larga faixa de areia e águas tranquilas por se situar dentro da Baía de Guanabara, por isso também é imprópria ao banho. É uma praia muito procurada para prática de esportes na areia e para apreciar a paisagem.
O perigo e a ameaça é real: o lixo no mar causa prejuízos ambientais, econômicos e aos banhistas, por isso a insistência neste assunto é tão urgente e atual, visto que com a pandemia do coronavírus o uso de materiais descartáveis aumentou, contribuindo para poluir ainda mais praias e oceanos.
Mesmo apresentando baixas densidades de bactérias fecais, uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como; a presença de óleo provocada por derramamento acidental de petróleo; ocorrência de maré vermelha; floração de …