Por que chove tanto na Bahia?
Tanto naquelas ocasiões como agora em 2022 os extremos são provocados pelo mesmo fator: a ocorrência do La Niña, um fenômeno atmosférico complexo, em que as temperaturas das águas na superfície do Oceano Pacífico sofrem um resfriamento.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, as chuvas que vem ocorrendo constantemente, é por causa da umidade que é canalizada através da cordilheira dos Andes, que vem da Floresta Amazônica em direção ao Sul do país. “Esses fatores climáticos acabam compactando na formação de muitas nuvens carregadas de chuva.
Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil.
O temporal que atinge o extremo sul da Bahia é causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma faixa de nuvens que se estende desde o sul da região amazônica até a região central do Atlântico Sul. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil: O desmatamento da Amazônia; O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis; O fenômeno natural La Niña.