Por que colocar prego na árvore?
– Independente de ser uma área preservada, colocar prego em árvore é crime. Dá perfeitamente para fazer a decoração sem usar pregos.
Muitas vezes o ferimento é porta de entrada para fungos que podem matar a planta. No caso do coqueiro o prego pode atingir a região de crescimento (meristema) e matar a planta.
O mais recomendado é consultar um técnico para avaliação do crescimento vegetativo e das condições de desenvolvimento das plantas no local. Assim, o profissional contará com mais informações e elementos para indicar as medidas que deverão ser adotadas para frutificação das espécies.
Não existe inconveniente em furar a árvore de lado a lado. Isto até pode ser vantajoso, permitindo com o mesmo furo e maior resistência, fixações nos dois lados. Neste último caso a broca deve ter o mesmo diâmetro do parafuso a introduzir.
Depois de transplantar a muda da árvore frutífera para o solo, é importante adubá-la com um fertilizante que estimule o enraizamento. Neste caso, são indicados os produtos que contenham mais fósforo, um nutriente fundamental para desenvolver o sistema radicular da planta, além de dar maior resistência ao caule.