Por que o Brasil não é autossuficiente em trigo?
O Brasil importa anualmente 6 milhões de toneladas de trigo, em média, e produz, em média, 5,3 milhões/t (2013), mas, ano a ano, a produção muda, geralmente para menos, ou por problemas climáticos ou por problemas de comercialização e desestímulos, que levam à diminuição do plantio.
Cultura de inverno: a produção de trigo no Brasil Muito além da cobertura do solo, o trigo tem se tornado mais rentável e, por isso, uma escolha viável para o produtor brasileiro. A produção do país, segundo dados da Embrapa, representa 50% da necessidade do Brasil, que é também um grande importador do cereal.
Segundo o especialista, o principal motivo de a cadeia do trigo no Brasil estar com preços baixos e desacreditada está na origem de todo o processo: “a miscelânea de sementes utilizadas indiscriminadamente numa mesma região”.
a China
Como o maior produtor mundial de trigo, a China desempenha um papel importante na formação da dinâmica do mercado de grãos em todo o mundo. Cerca de 126 milhões de toneladas métricas de trigo são produzidas pelo país por ano, em uma área de 24 milhões de hectares (comparável ao tamanho de todo o país da Argélia).
Em 1991, com a formação do Mercosul, a Argentina se consolida definitivamente como o principal fornecedor de trigo para o Brasil.