Por que o Sol nunca se põe no mesmo lugar?
Isso acontece porque, ao fazer seu movimento de rotação e translação, a Terra recebe a incidência da luz do Sol de diferentes maneiras, alterando a região do planeta mais ou menos iluminada pelo Sol.
Como veremos a seguir, a inclinação do eixo terrestre, associado ao movimento de translação de da Terra, é que explica que o Sol nasce em diferentes pontos do horizonte ao longo do ano. Uma maneira fácil de perceber esse fato é usar algum referencial terrestre, como um poste, uma árvore ou mesmo a borda de uma janela.
Na cidade islandesa de Ólafsfjörður, o sol nunca se põe durante o verão. No dia mais longo do ano, no final de junho, o sol apenas toca o horizonte após 1 hora da manhã, para imediatamente começar a subir novamente.
Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.