Por que os nativos americanos passaram a ser chamados de índios?
Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.
Os povos nativos foram chamados de índios porque o italiano Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha resolveu ir para as Índias passando pelo Oeste, encontrou então a América Central e acreditou ter chegado às Índias por isso chamou seus habitantes de índios.
Depois de decodificar o genoma da criança, uma equipe internacional de especialistas afirmou ser capaz de confirmar que os índios americanos modernos são descendentes diretos do primeiro povo que se estabeleceu no continente, vindo da Ásia, há 15.000 anos, e não eram migrantes da Europa.
Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.
O conquistador Cristóvão Colombo viajou com destino ao Oriente e terminou por ancorar nas Ilhas Bahamas. Pisou terra firme acreditando estar nas Índias Orientais, e por isso chamou de “índios” o povo nativo que lá encontrou.