Por que os peixes morrem fora da água?
Entre os fatores naturais, estão alterações bruscas de temperatura, tempestades (inundações), decomposição de matéria orgânica natural, alteração na salinidade, alta mortalidade de crias e eclosões de parasitas, bactérias, vírus e fungos.
A redução de oxigênio na água é um dos efeitos da presença de grande quantidade de plantas aquáticas no local. Além disso, a concentração de peixes no mesmo momento no mesmo ponto pode ter contribuído para a diminuição do teor.
As brânquias dos peixes, quando retiradas da água, aderem-se umas às outras, diminuindo significativamente a área de contato disponível para as trocas gasosas necessárias para a sobrevivência do peixe.
Para ter uma ideia, os peixes em cativeiro podem viver desde algumas horas até 10 ou 15 anos. Os pequenos peixes comercializados em lojas especializadas são muito jovens: eles têm apenas entre dois e três meses.
4. Peixes estão morrendo por condições ruins da água. Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas). É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.