Porque a China falsifica tudo?
Por quê? Porque, na maioria dos casos, utilizam a força de trabalho de baixo custo apenas no chamado chão de fábrica. Enquanto a típica multinacional chinesa se vale dela em todas as etapas, inclusive na engenharia.
Não é à toa que as roupas e acessórios estão entre os produtos recordistas de falsificação em todo o mundo. De acordo com informações divulgadas pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a Nike, gigante norte-americana no setor esportivo, é a marca mais falsificada no mundo.
De acordo com os dados levantados, a principal justificativa para a compra é o preço mais baixo. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o valor bem inferior ao de um produto original é o que facilita o acesso de pessoas com ao universo do luxo.
Equipamentos eletrônicos falsificadas são os itens mais consumidos de forma ilegal, com 28,6%, seguidos por roupas, com 18,8%, e calçados, bolsas e tênis (17,1%).
Entenda o caso Evergrande e o motivo do mercado temer a falência dessa empresa. Na última quarta, 10, chegou ao fim o prazo para que a Evergrande, uma das maiores construtoras da China, pagasse US$149,1 milhões de dólares em juros.