Porque a enfermagem usa a cor branca?
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
No dia a dia, para trabalhar, os profissionais da área de saúde utilizam roupas brancas. Essa “tradição” do branco pode ser explicada se pensarmos que muitas doenças são ocasionadas pela falta de assepsia e, por essa razão, a partir do final do século XIX, o uso de roupas brancas e limpas viraram norma em hospitais.
No final do século XIX, a higiene começou a ser mais valorizada. Como o branco é associado à limpeza, voltou a ser adotado. “Qualquer sinal de sujeira fica visível, forçando o médico a trocar-se rapidamente”, diz o estudioso da história da medicina Décio Altimari, da Santa Casa de São Paulo.
“No lugar da blusa branca com o nome Enfermagem, o aluno pode utilizar a blusa da Saúde Coletiva”, explica a professora Karoline Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem. “Já nos estágios em hospital, os alunos devem utilizar roupa toda branca e jaleco preferencialmente com o símbolo da Unifor”, complementa.
A Pedra. A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda. A lâmpada é o símbolo mais marcante da enfermagem, pois caracterizava as enfermeiras que andavam pelas antigas enfermarias com sua luz iluminando sua passagem.