Porque a água do mar do Japão e preta?
Japão é uma ilha vulcânica e, por isso, tem muitas praias de areia escura. Em alguns casos, a cor escura se deve ao rio que carrega sedimento da terra e, através das ondas, é depositado na areia. O mesmo acontece onde há rochas sujas com muito ferro e grama usada como solo.
A matéria orgânica vinda dos rios e lagoas, de cor avermelhada, combinada com os ventos da costa fazem com que a água fique mais escura. De tom amarronzado, o mar das praias gaúchas ganhou, carinhosamente, o apelido de "chocolatão".
O mar do Rio Grande do Sul possui uma característica peculiar, em alguns momentos sua cor fica marrom, ou “chocolatão”, como a população gaúcha costuma chamar. A Bióloga Dra. Luciana Cardoso explica que a cor é devido à proliferação de microalgas, do grupo das diatomáceas (nome científico Asterionellopsis glacialis).
As diferentes cores da água do mar A presença de areias geram águas com tons amarronzados e a presença de plânctons (microorganismos marinhos) geram tons esverdeados. No oceano aberto, bem longe da costa, as águas são de um azul profundo, quase roxo, porque quase não existem partículas em suspensão.