Porque a traíra tem verme?
As traíras são carnívoras e é comum adquirirem esses vermes quando comem outros peixes ou moluscos, principalmente crustáceos e anelídeos aquáticos (minhocas). Em geral, os nematóides se alojam na musculatura, vísceras ou gônadas dos peixes.
Pode desencadear dores abdominais, diarreia ou constipação, anorexia e perda de peso. A tênia do peixe é um problema adquirido pelo consumo de peixe cru ou mal cozido contaminado por uma espécie de platelminto do gênero Diphyllobothrium.
O verme adulto é encontrado no esôfago, no pró-ventrículo e no intestino de aves aquáticas piscívoras.
Isso pode estar relacionado a excessivas taxas de alimentação (em função de elevadas densidades de estocagem de peixes) ou ao uso de alimentos de baixa qualidade. O excesso de vegetação nas margens das unidades de cultivo também favorece o desenvolvimento dos caramujos.
Filé de peixes. Sendo um predador carnívoro, a traíra se sente atraída por carnes de outros peixes, mesmo que estes não façam parte de sua dieta normal. Filé de cará e tilápia são ideais nesse caso, já que são peixes bastante comuns e dão conta do recado.