Porque Brasil não tem porta aviões?
O Brasil é o único país na América Latina e um dos poucos no mundo que possuem um porta–aviões, o NAe São Paulo – apenas outras sete nações possuem esse tipo de embarcação.
Plano estratégico da Marinha do Brasil inclui novo porta–aviões, caças e drones. O Plano Estratégico da Marinha do Brasil (MB) para o ano de 2040 inclui a aquisição de um novo porta–aviões, aeronaves de caça e até drones de combate.
Situação jurídica. A liminar que pedia o retorno do porta–aviões foi suspensa em agosto, após manifestação da União dizendo que o navio estava em águas internacionais. No momento, então, não há nenhuma decisão judicial em vigor que obrigue algum destino ao São Paulo.
Um porta–aviões da Classe Nimitz, com dois reatores nucleares e quatro turbinas de vapor, mede cerca de 333 m (1 092 ft) de comprimento, tem 95 mil toneladas de deslocamento e custa cerca de US$ 4,5 bilhões.
A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países.