Porque dipirona está em falta?
A principal causa apontada pelas instituições é a escassez de mercado, além de alta demanda não esperada, falha do fornecedor e preço alto impraticável. Dentre os medicamentos em falta mais citados pelos farmacêuticos, estão a amoxicilina, a azitromicina, a dipirona e o ibuprofeno.
O desabastecimento da dipirona é reflexo do cancelamento da fabricação do insumo feito pelo Laboratório Teuto Brasileiro, responsável por 50% da produção da mercadoria no Brasil. Em nota, a empresa anunciou, em fevereiro deste ano, que a decisão será por tempo indeterminado.
Medicamentos Similares Com Dipirona Via Oral
- Enxak 451mg Cazi 12 Comprimidos.
- Nevralgex Cimed 30 Comprimidos.
- Mionevrix 20 Comprimidos.
- Nevralgex Cimed 10 Comprimidos.
- Doricin 35mg + 300mg + 50m EMS 36 Comprimidos.
- Doricin 35mg + 300mg + 50m EMS 50 Comprimidos.
- Dipimed 500mg Medquimica 10 Comprimidos.
- Miorrelax 20 comprimidos.
O desabastecimento se dá pela ausência de matéria-prima para compor as substâncias e, também, a escassez de insumos para embalagem. O atual cenário se torna preocupação do Conselho Municipal de Secretários de Saúde de São Paulo (Cosems/SP), que listou mais de 40 substâncias escassas nas prateleiras.
Ambas as medicações são analgésicas. Se não há contraindicação para o uso de uma ou outra, a dipirona mostrou-se, em alguns estudos, mais eficiente para dor que o paracetamol. Porem, é muito importante levar em conta o risco de alergias e as doenças do paciente, por exemplo, doença dos rins ou fígado.