Porque exercícios físicos atrasa a menstruação?
Sim, praticar atividades físicas em excesso pode levar a mulher a não menstruar ou ter ciclos menstruais irregulares que caracterizam a não ovulação. As alterações hormonais podem bloquear a ovulação e resultar em períodos de ausência de menstruação.
Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns. Entretanto, quando a menstruação não desce por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta amenorreia.
O exercício, quando executado de forma moderada e frequentemente, estimula o organismo a liberar endorfina, substância ligada diretamente ao bem-estar que reduz o estresse e, com isso, ajuda a regularizar a menstruação.
“Considera-se um ciclo natural em mulheres saudáveis qualquer ciclo que venha entre 25 e 32 dias. Isso significa que algumas meninas podem ter atrasos menstruais de 5 a 7 dias considerados normais”, explica Eliano.
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual.