Porque Jesus enviou os 72 seguidores?
Ao escolher 72 discípulos, Jesus indica a totalidade, a universalidade dos que anunciam o Bem. E, por ser doação de amor, a resposta é, igualmente, uma doação de amor e de dedicação total, gesto gratuito, generoso…
A missão para qual fomos chamados por Cristo a participar é a mesma missão destes setenta e dois! Anunciar o Reino de Deus, curar, libertar e revelar a verdade, que é o próprio Cristo, enquanto estamos em missão é algo que se revela em nossa absoluta falta de controle sobre o que vai acontecer.
Concluindo: Isso significa que Jesus estava mostrando à sua Igreja o dever de enviar missionários a todas as nações pagãs do mundo da época. Os 72 discípulos escolhidos por Jesus estavam por iniciar esta tarefa.
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
Lucas narra que Jesus envia um novo grupo: o dos 72 discípulos. Eles são enviados “na frente” do Senhor, como precursores, como preparadores da chegada do Reino de Deus. O número 72 é simbólico e indica a universalidade da missão: o número 72 é múltiplo de 12 para representar a totalidade do povo de Deus.