Porque não deixar a tampa aberta?
Acionar a descarga da privada com a tampa aberta pode criar uma nuvem de gotículas que espalha infecções como o coronavírus. Cientistas chineses calcularam que a descarga pode expelir a nuvem para cima e para fora da privada. As gotículas podem viajar até 91 centímetros a partir do chão.
– Concluiu-se que dar a descarga com a tampa do vaso aberto pode espalhar gotículas de água da privada por até 1,5 metros no banheiro. E elas podem ficar no ar por até 30 minutos! – Banheiros sujos, obviamente, aumentam o nível de micro-organismos nocivos no ambiente.
Esse é um hábito bastante comum entre muitas mulheres: soltar a descarga, quando ainda estão sentadas no vaso sanitário. Ao ativar a descarga há a liberação de milhares de bactérias que podem contaminar a flora vaginal e causar desequilíbrio na saúde íntima feminina.
Se o objetivo for movimentar o menos possível o assento do vaso, uma boa regra é deixá-lo na mesma posição que você o usou porque assim, ninguém teria que mover o assento mais de uma vez por visita ao banheiro, e o esforço seria minimizado.
Um estudo publicado no American Journal of Infection Control comprovou que deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de bactérias, sendo que muitas delas podem colocar nossa saúde em risco, especialmente quando estamos mandando embora fezes ou vômito.